quinta-feira, 24 de junho de 2021

 

NOVELA BRASILEIRA: CONSCIENTIZAÇÃO OU ALIENAÇÃO

 

 Eu encaro as novelas como entretenimento, pois, gosto muito de assisti-las. Tenho meu senso crítico, quanto ao foco da novela, por exemplo, assisto a “TITITI” e “IMPÉRIO”, uma demonstra o exagero do mundo da moda (comédia), e a outra, a corrupção ativa e passiva em função do “poder financeiro”, eu fico nestes aspectos, pois cada uma tem suas peculiaridades de corrupção e comédia. Porém, não gosto do contexto da novela “A VIDA DA GENTE”, pois apesar do título nada tem a ver conosco, é uma vida social forçada.

A novela é ficção desenvolvida para apresentar na televisão. Para a sociedade brasileira atual, a novela é uma das fontes de entretenimento, porém as pessoas são influenciadas pela indústria televisiva, pois, não sabem diferenciar a ficção da realidade. Nesse contexto, as novelas são confundidas com a realidade, porque aborda diversos temas como traição, uso de drogas, violência e outros, o que pela opinião pública, representa e gera influencias negativas, pois, as emissoras televisivas apresentam enredos com conteúdos relacionados ao cotidiano da sociedade e a população acredita que as novelas influenciam sua rotina diretamente.

Nesse aspecto, as novelas podem influenciar os telespectadores, pois, de maneira geral, mechem com suas emoções e sensações, gerando proximidade com o que é passado na televisão. Ademais, é notório que as novelas ditam o cotidiano e a questão comportamental de um indivíduo pode sofrer influências, pois, cada vez mais as pessoas são fáceis de influenciar.

Resumindo, os indivíduos precisam entender que aquilo que esta sendo apresentado na televisão é apenas uma criação fictícia de um roteirista, por isso, tanto empresas quanto escolas poderiam promover palestras que ensinassem como uma novela é criada, desse modo, talvez, os cidadãos tivessem consciência que as novelas são apenas ficção e, por conta disso, não influenciam suas vidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário